Turnover: o que é e como impacta a economia nacional?

Conter a alta rotatividade de pessoal é um grande desafio para as empresas brasileiras. Os altos índices de turnover prejudicam o desempenho das empresas e tem impacto direto na economia nacional.

De fato, a retenção de talentos não é fácil de ser implementada e isso contribui para o índice de turnover. Resumindo, a entrada e saída dos colaboradores de uma empresa gera uma rotatividade alta e traz consigo muitos custos para a empresa. Além disso, há a necessidade de novas contratações e adaptação de novos funcionários, o que faz com que a empresa perca produtividade.

O que é turnover e quais são os tipos de turnover?

O turnover é a taxa de rotatividade de pessoal em uma empresa. Por diversos motivos, profissionais entram e saem de empresas todos os dias, isso é algo comum. Porém, em níveis elevados, os índices podem trazer prejuízos financeiros e de desempenho para as empresas.

Vamos então entender os principais tipos de turnover:

Turnover disfuncional

Esse é o pior tipo de turnover para as empresas. O turnover disfuncional acontece quando um profissional importante pede desligamento da empresa. Isso explicita erros na estratégia de retenção de talentos da empresa. Além disso, gera uma queda no desempenho acentuada, já que o profissional é muito importante para a empresa.

Afinal, nem sempre será possível que sua vaga seja resposta ao memso nível rapidamente.

Turnover funcional

Esse é o melhor tipo de turnover para as empresas. O turnover funcional acontece quando um colaborador com mau desempenho pede desligamento da empresa. Assim, isso ajuda a renovar equipes de trabalho com profissionais mais motivados. Por outro lado, também diminui os custos para a empresa, já que a solicitação do desligamento parte do profissional.

Turnover voluntário

O turnover voluntário acontece principalmente com profissionais mais jovens. Ele se caracteriza quando um talento da empresa pede o desligamento para assumir um cargo mais atraente em outra organização. Isso evidencia que a empresa precisa melhorar a sua proposta de trabalho e o seu plano de carreira para aumentar as chances de reter funcionários.

Turnover involuntário

O turnover involuntário é quando a empresa decide demitir funcionários. Isso pode acontecer pelos mais diversos motivos: reestruturação da empresa, mau desempenho profissional, entre outros. Neste caso, a empresa arcar com todos os custos da demissão dos profissionais.

Vemos esse turnover acontecer, infelizmente, em cenários de crise, onde a empresa passa por uma situação de corte de gastos.

Setores da economia com maior rotatividade de funcionários no Brasil

Alguns segmentos da economia sofrem bem mais com a alta rotatividade de pessoal, os setor, conheça abaixo os três setores com maior índice de turnover no Brasil:

Comércio

No Brasil, o comércio é setor com maior índice de turnover do país. Dados de um relatório de 2017 da Fecomercio apontam que o índice no setor foi de 6,17%, bem maior do que a média nacional no ano que foi de 3,79%.

O que mais afeta o índice de turnover no comércio são as vagas temporárias de trabalho, o que faz com que cargos sejam criados em determinadas épocas do ano e depois sejam extintos em período mais fracos de vendas.

Construção Civil

O setor de construção civil sofre bastante com a rotatividade do pessoal porque seus projetos são temporários. Em 2019, o índice de turnover do setor foi de 4,94%.

Ainda que o setor tenha demonstrado recuperação recente, com a recessão econômica nos últimos anos, construtoras encontraram dificuldades para alocar todos os funcionários. Isso ocorre por conta da diminuição de novos projetos no setor.

Call center

Um relatório da consultoria Elancers mostra que o índice de turnover no setor de call center varia entre 6,5% e 10% ao mês.  O call center é o setor responsável pela entrada de muitos jovens no mercado de trabalho por não cobrar experiência.

Esse é o principal motivo da alta rotatividade, geralmente os jovens começam a trabalhar no call center e depois pedem desligamento quando conseguem um trabalho em sua área de estudo.

Principais impactos do alto índice de turnover nas empresas

O impacto de um alto índice de turnover nas empresas pode ser gigantesco. A alta rotatividade de pessoal afeta tanto a parte financeira como a produtividade da empresa, como veremos abaixo:

Perda de produtividade e necessidade de adaptação de novos colaboradores

A entrada e saída de funcionários com frequência faz com que a empresa perca bastante produtividade e possa vir a diminui a produção e a qualidade de seus produtos e serviços. De certa forma, isso acontece porque nem sempre as vagas são repostas rapidamente.

Mesmo quando são repostas, principalmente, em cargos mais básicos da empresa, os novos colaboradores precisam de um tempo para se adaptar a função e ao ritmo de funcionamento da empresa. Como resultado, acaba por atrapalhar a produtividade e prejudica o desempenho.

Custos com as demissões e contratações de funcionários

Tanto em demissões por parte da empresa como por solicitação do funcionário, as empresas arcam com diversos custos da rescisão dos contratos de trabalho. E quando o índice de turnover é alto, esse montante acaba prejudicando os lucros da empresa.

Há custos para cobertura de demissões como os pagamentos dos direitos dos funcionários e também há custos para a realização de processos seletivos e contratação de novos profissionais. A perda de produtividade também diminui o potencial financeiro da empresa.

Outro ponto negativo é que a empresa pode virar um péssimo exemplo de employer branding, o que pode dificultar ainda mais a contratação de novos profissionais e gerar insatisfação no público.

Resumindo

Concluindo, a rotatividade de colaboradores pode ter impacto direto na empresas e, também, na economia como um todo.

Contudo, seu índice, se não avaliado corretamente, pode gerar uma avaliação errada sobre o cenário. Nem sempre um índice de turnover alto, para uma empresa, é um sinal negativo. Afinal, a mesma pode estar em expansão ou em busca de profissionais mais experientes.

Assim, é uma medida importante a ser entendida pela empresa. Além disso, o índice de turnover é um indicador que merece atenção e deve ser calculado da maneira correta.

Rolar para o topo