Score Empresa: Descubra 3 dicas para aumentar o seu

Assim como as pessoas físicas, as empresas também possuem uma reputação a zelar. E, para além da simples imagem da instituição perante a sociedade, seus clientes e fornecedores, essa reputação inclui também o que o mercado conhece atualmente como Score Empresa.

Descubra nesse post três dicas para aumentar seu Score Empresa e se posicionar de uma maneira vantajosa no mercado de investimentos.

Para conseguir um empréstimo, uma empresa passará por variadas formas de avaliação até a aprovação do seu crédito. Uma dessas etapas é a triagem do Score Empresa. 

O que é o score empresa?

score empresa executivos

O Score Empresa é uma ferramenta que se baseia em um modelo matemático para avaliar empresas. O objetivo é mensurar as chances de que cada empresa pague ou deixe de pagar suas contas em dia. 

Dessa forma, a avaliação é utilizada para a concessão de crédito empresarial, facilitando a pesquisa dos investidores e instituições financeiras ao possibilitar uma negociação mais segura.

O Score é uma ferramenta que está presente em diversos países. No Brasil, a Serasa Experian é a responsável pelo cálculo do Score Empresa, que é um modelo estatístico criado com base em informações cadastrais, poder de compra, dívidas em atraso, e relacionamento com o mercado. 

É importante saber que esse sistema avalia não somente os dados da empresa, mas também do seu sócio majoritário. Portanto o Score Empresa é uma soma que envolve o score da empresa em si e o score pessoal do sócio-proprietário.

A consulta ao Score Empresa apresentará uma pontuação que vai de 0 a 1000 para a instituição avaliada. Quanto mais próxima de 1000 estiver a pontuação, maior será a facilidade para que esta empresa consiga crédito financiado, pois melhores são as chances de que a empresa honre seu compromisso financeiro.

O Score Empresa é um processo dinâmico de estatística que realiza o cálculo no instante em que é feita a consulta ao CNPJ. A ferramenta leva em consideração as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian no ato da consulta.

Por isso é comum que, de tempos em tempos, uma instituição financeira refaça a pesquisa para um determinado CPF ou CNPJ, visto que a atualização dos dados no sistema da Serasa pode alterar o cálculo do score.

Para que serve o score empresa?

O Score Empresa pode ser muito útil para facilitar o fechamento de negócios das empresas, independente se elas são de pequeno ou médio porte. Acompanhar sua pontuação estabelecida pelo sistema da Serasa pode influenciar nos rumos da sua empresa para além do quesito de assimilação de crédito.

Além de ser utilizado para abrir e fechar as portas das instituições credoras para as empresas, o Score pode ser utilizado como um balizador da gestão financeira e empresarial da sua empresa.

Se, por um lado, um Score baixo pode indicar um déficit no gerenciamento estratégico da empresa, por outro, um Score alto indica uma gestão saudável e pode mostrar também que é a hora de expandir o negócio e, talvez, buscar por novos investimentos.

Vale lembrar também que as empresas que apresentam Score baixo, podem buscar uma consultoria empresarial junto à própria  Serasa. Esse serviço é disponibilizado para ajudar os empreendedores na análise da situação da sua empresa e na busca por tomadas de decisão mais assertivas para a saúde financeira do empreendimento. 

Credibilidade no mercado com o Score Serasa

score empresa pessoas

O “nome limpo na praça” (expressão que surgiu quando a avaliação de crédito ainda era limitada pelas distâncias físicas) hoje em dia tem um sentido mais amplo. 

Com a internet e o surgimento de uma ferramenta que utiliza um modelo matemático com diversas variáveis, a atenção das empresas precisa ser redobrada para sustentar sua credibilidade no mercado. 

No passado, aferir a credibilidade de uma instituição não era tarefa fácil, devido à maior burocracia e existência de documentos apenas no formato físico (de papel).  

Atualmente, os documentos passaram a ser digitalizados e disponibilizados em bancos de dados, diminuindo as limitações geográficas e de tempo. 

Essas mudanças permitiram, além de uma melhor avaliação das empresas, o acesso facilitado à essa reputação. Hoje, o Score de um CPF ou CNPJ pode ser consultado de forma rápida, com a garantia de que se trata de uma análise confiável e técnica, baseada em dados e cálculos para precisar a pontuação. 

A credibilidade no mercado é um dos pontos cruciais para o sucesso de qualquer empreendimento. Estar com a credibilidade em alta é essencial para os negócios, pois é essa reputação que possibilitará à empresa alcançar linhas de crédito mais atrativas. 

Quando uma empresa possui um Score alto, também fica mais fácil conseguir prazos de pagamento mais extensos junto aos credores.

Como funciona a pontuação do score empresa?

score empresa maos

O Score Empresa analisa informações como: pendências ativas, dados cadastrais, histórico de pendências, relacionamento da empresa e ainda o relacionamento dos seus sócios no mercado. E, com base nesses dados, é feita a análise de risco de crédito com uma pontuação que varia entre 0 e 1000 pontos. 

Acessar essa pontuação favorece a assertividade das instituições credoras na hora de beneficiar uma empresa com um empréstimo ou investimento. 

Isso porque as informações obtidas com relação à saúde financeira das empresas torna mais justa a concessão de financiamentos para os empreendimentos que andam em dia com seus compromissos financeiros.

O Score Empresa apresentará os resultados da análise da sua empresa da seguinte forma: 

Score com o valor entre 0 e 100: 

Representa um alto nível de dificuldade para acesso ao crédito, pois é alto o risco de inadimplência.

Score com o valor entre 101 e 250:

Representa um nível de dificuldade moderado para acesso ao crédito, não garantindo o acesso às melhores condições do mercado. O risco de inadimplência é de médio a alto.

Score com o valor entre 251 e 550:

Representa um acesso facilitado às melhores condições de crédito. Nesse caso, o risco de inadimplência é médio.

Score com o valor entre 551 e 1000:

Representa um acesso à condições de crédito especiais do mercado. Com essa pontuação de Score, a empresa tem um risco de inadimplência considerado baixo.

Como consultar o score da minha empresa?

score empresa equipe

Para consultar o Score da sua empresa, basta entrar no site da Serasa Experian, que possui o maior banco de dados da América Latina, e realizar um cadastro para acesso à plataforma de cálculo. 

A consulta de CNPJ CNPJ da ferramenta Serasa Score pode ser efetuado de forma gratuita.  

Confira o passo a passo:

1- Acesse o site https://empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score/ ;

2- Em seguida,  digite o número do CNPJ da sua empresa no campo Serasa Score e clique no botão “Consultar Agora”;

3- Preencha os campos que aparecerão na nova janela do site com os dados exigidos, como e-mail, data de nascimento, telefone, etc;

4. Após ativar o cadastro, consulte o score do seu CNPJ

É possível, além de descobrir seu Score Empresa, conferir seu histórico de inadimplência, confirmar suas informações de cadastro e também consultar outros CNPJ e CPF. Pela plataforma você consegue, inclusive, incluir dados do Cadastro Positivo, que é um histórico de crédito e de pagamentos que foi acrescentado ao sistema da Serasa.

3 Dicas para aumentar o score empresa

score empresa celebracao

Manter as contas da empresa em dia

Uma das formas mais eficazes de aumentar o score da sua empresa é pagar as suas contas pessoais e as contas da empresa sempre em dia. Além disso, o Cadastro Positivo precisa estar ativado no site da Serasa. 

Esse procedimento é importante para que esses pagamentos em dia não apenas evitem a queda da sua pontuação, mas também sirvam para aumentá-la através do Cadastro Positivo.

Manter um bom relacionamento com o mercado de forma geral e atualizar com frequência os dados do seu negócio na plataforma são outras formas de aumentar o Score Empresa.

Lembre-se ainda que os atrasos, mesmo que de apenas um dia após o vencimento, podem contar negativamente no seu Score Empresa. E as negativações, que acontecem quando se tem atrasos superiores a 30 dias, provocam uma queda ainda maior da pontuação.

Quanto mais antigos forem os débitos, maior a queda da sua pontuação. Talvez você ou sua empresa tenham alguma conta antiga atrasada e nem saibam.

É comum que isso aconteça quando se muda de local e muda o contrato de companhia telefônica por exemplo: aquele último boleto do contrato antigo, que chegou pelos correios quando você já havia mudado de local, pode te prejudicar e muito! 

Por isso, tenha atenção e busque na plataforma por dívidas antigas, tanto no seu CPF quanto no seu CNPJ. Se encontrar alguma, procure quitá-la o mais depressa possível.

Negocie dívidas

Para aumentar a pontuação do Score Empresa sua empresa precisa mudar o comportamento. O mercado precisa vê-la de outra forma, com uma imagem de solidez e cumprimento de compromissos.

O principal fator que fará a pontuação da sua empresa subir é eliminar as possíveis dívidas que estejam vinculadas ao seu CNPJ e ao seu CPF. Desde 2018 a Serasa possui um serviço por meio do qual, além do score, as empresas podem consultar, gratuitamente via internet, se existem pendências financeiras vinculadas ao seu CNPJ. 

Na plataforma, será possível saber se a empresa está negativada e qual é o débito pendente, além de efetuar uma negociação direta com o credor. Na consulta também é possível acessar outras informações, como protesto de títulos, cartões de crédito cadastrados, entre outras.

Preze por um bom relacionamento no mercado

Uma das maneiras de melhorar a imagem da sua empresa é por meio de um bom relacionamento no mercado. E, ao falarmos de Score Empresa, um passo fundamental para o seu bom posicionamento é criar ou, caso já possua, manter atualizados os seus dados para o Cadastro Positivo. 

Com o Cadastro Positivo ativo e pagando em dia suas contas, como cartões de crédito, boletos de serviços, empréstimos e financiamentos, a tendência é que o seu Score Empresa aumente a pontuação positiva.

É preciso ter em mente que a pontuação do Score Empresa sempre cairá quando houver um débito em atraso. E a velocidade de recuperação é bem menor, pois, após a quebra de confiança, o mercado precisa sentir que houve, por parte da empresa, um processo de mudança de comportamento. 

A partir desse restabelecimento do bom relacionamento no mercado é que a pontuação do Score Empresa será recuperado. E sempre é válido lembrar que as chances de obtenção de créditos está diretamente ligada ao nível de relacionamento que a sua empresa estabelece com o mercado. 

Além de evitar atrasar pagamentos, é importante evitar também pedidos de crédito consecutivos, pois isso pode sugerir ao mercado que a sua empresa passa por insolvência. Dívidas prolongadas, que geram negativação, também configuram uma sinalização negativa ao mercado.

Vantagens de ter uma boa pontuação no score empresa?

Conheça as vantagens de ter uma boa pontuação no Score Empresa.

Facilita a concessão de crédito

O seu Score Empresa é um dos principais balizadores da saúde financeira do seu negócio. Manter uma boa pontuação no Score Empresa demonstra ao mercado que seu empreendimento tem condições de honrar os compromissos financeiros assumidos.

Nessa perspectiva, a pontuação alta no Serasa Score certamente facilitará para que sua empresa obtenha acesso a boas linhas de crédito no mercado. Mas vale sempre lembrar que a decisão pela concessão de crédito é diretamente realizada pela instituição credora. 

O Score Empresa da Serasa Experian é apenas um dos fatores analisados pelas financeiras no momento de conceder o crédito. 

Demonstra uma boa imagem no mercado

Uma boa pontuação no Score Empresa demonstra uma boa imagem no mercado e pode favorecer, para além da concessão de crédito, uma posição vantajosa nos casos em que sua empresa precise negociar com fornecedores, por exemplo.

Seja para efetuar uma compra com prazo para pagamento, contratar serviços terceirizados, entre outras situações, contar com um bom Score Empresa pode facilitar e agilizar os processos. 

É certo que as empresas com as quais a sua empresa precisará negociar em diversos momentos da sua atividade farão consultas ao seu CNPJ para avaliar os riscos da negociação. Até mesmo uma negociação para parcelamento ou redução de preços ocorre de maneira mais fácil se a sua empresa apresenta um bom Score Serasa. 

A boa imagem no mercado é importante inclusive nos momentos em que a sua empresa decidir vender ativos no mercado. Nessa oportunidade, apresentar um Score Empresa alto pode ser um diferencial: quanto mais alta a pontuação, mais alto pode ser o valor dos ativos no momento da liquidação. 

Caso a sua empresa esteja em processo de venda, por exemplo, um dos fatores que influenciará na determinação do preço do seu empreendimento é a pontuação do seu Score  Empresa.

Possuir um Score Empresa alto é apresentar ao mercado um certificado de credibilidade, boa saúde financeira, gestão eficiente e responsável do seu negócio. 

Importância do score empresa para o investimento coletivo

score empresa relatorios

O crédito é um item dos mais essenciais no mundo empresarial, independente do porte da empresa. Todo empreendimento que esteja em operação carrega consigo alguma dívida ativa. Isso é normal. Desde que esses débitos sejam quitados de acordo com as suas datas de vencimento, não afetam negativamente o Score Empresa.

Manter o Score Empresa alto é importante porque aumenta a credibilidade do negócio e facilita a obtenção de linhas de crédito, inclusive nos casos de investimento coletivo. 

Como já vimos nesse texto, o cálculo do Score determina o nível de dificuldade ou de facilidade para acesso ao crédito. Isso vale para praticamente todos os tipos de instituições financeiras, como cooperativas, bancos privados e públicos, fundos de investimento coletivo, entre outras.

No caso do financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, como o investimento é realizado por meio de um fundo que absorve o capital de um grande número de pessoas, a prestação de contas aos investidores é minuciosa por parte da gestora do fundo. 

Isso significa que, ao buscar verbas para a sua empresa por meio do financiamento coletivo, é interessante saber que sua empresa passará por uma avaliação e níveis de exigência minuciosos, incluindo a verificação do Score Empresa. 

Na Vangardi, as empresas que se candidatam à captação de recursos passam por uma completa análise de crédito da construtora e do empreendimento. O processo de seleção inclui a análise do histórico/ track record, da saúde financeira, inclusive do Score Empresa, e conta também com a checagem de referências de terceiros. 

Conclusão

Acompanhe a pontuação da sua empresa junto à Serasa, por meio do Score Empresa. Atualize seu cadastro na plataforma e realize as ações sugeridas nesta postagem para manter sua pontuação sempre alta. 

Lembre-se que além da pontuação, a plataforma permite consultar dívidas em aberto e as ofertas de crédito disponíveis para você e para sua empresa. Caso haja algo a ser resolvido para aumentar sua pontuação, comece a solucionar o quanto antes. 

Ao selecionar as empresas que integrarão os projetos de investimento da Vangardi, avaliamos todos os documentos e registros financeiros da empresa, como seu Balanço, o DRE, além consultar o seu histórico no Serasa. 

Assim, toda empresa que deseja captar recursos por meio de nosso sistema precisa apresentar um Score Empresa alto, garantindo também que está em dia com seus demais financiamentos e dívidas. 

Participe do nosso processo de seleção e tenha o time de investidores da Vangardi ao seu lado, para alavancar o crescimento do seu empreendimento!

Rolar para o topo