Private Equity: 5 Vantagens de receber o investimento

O Private Equity é uma das formas de captação de recursos para empresas mais utilizadas do mercado. Os investidores sempre buscam novas oportunidades de investimento e, na categoria de Private Equity, os alvos potenciais são as empresas emergentes, que apresentam forte tendência de crescimento.

Nesse post, explicaremos quais são as vantagens, riscos e peculiaridades desse fundo. Acompanhe!

O modelo de investimento por meio dos fundos Private Equity está em alta no mercado pela possibilidade de um alto retorno financeiro a médio prazo. Aplicando recursos em companhias em franco desenvolvimento, os investidores se tornam parte do negócio, podendo acompanhar a evolução da empresa e lucrar com ela. 

Nesse post, explicaremos quais são as vantagens, riscos e peculiaridades desse fundo. Acompanhe!

O que é private equity?

private equity lampada

Private Equity é o que se conhece no mercado financeiro como capital privado. O conceito foi criado na década de 1980, nos Estados Unidos, e pode ser definido como uma modalidade de investimento por meio do qual uma instituição gestora adquire uma parte de outra outra companhia emergente.

Esse modelo de atividade financeira é voltado essencialmente para companhias já estabelecidas, mas ainda não listadas em bolsa de valores, ou seja, que não possuem capital aberto no mercado de ações.  A escolha por esse perfil de empresa acarreta em menor risco para o investimento.

Nesse sistema de Private Equity, instituições investem em empresas que já possuam faturamento e mercado estabelecido, com o intuito de alavancar o desenvolvimento da empresa. Esse aporte é feito por meio de empresas de participações privadas, que são responsáveis por gerir o fundo de Private Equity.

O foco dos investimentos Private Equity  são empreendimentos cujo potencial de crescimento é de médio e longo prazo. O objetivo é que haja uma alta lucratividade em uma futura venda, inclusive com a estruturação da empresa para o patamar de companhia de capital aberto.

Um dos motivos do sucesso e crescimento do modelo de investimento Private Equity é a sua acessibilidade. Esse tipo de aplicação pode ser feito tanto por empresas, fundos de investimento e outras instituições, quanto por investidores individuais. 

E, além do aporte de capital privado, as empresas que recebem o investimento via Private Equity podem obter, em algumas situações, outros tipos de auxílio, principalmente na área da gestão.

Isso porque o objetivo desse tipo de fundo é o de que a instituição gestora dos investimentos se torne uma sócia da empresa, visando impulsionar o valor da companhia, com foco na sua entrada na bolsa de valores.

Com o tempo, os papéis das empresas que recebem o Private Equity são negociados por valores mais altos, para que os investidores obtenham seu lucro. 

Como funcionam os fundos private equity?

private equity grafico

Os fundos Private Equity são especializados em realizar investimentos diretos nas companhias e costumam investir em negócios de setores diversos. A operação desse modelo de investimento envolve instituições gestoras, investidores, empresas e prestadores de serviço.

Ao injetar capital em um empreendimento com alto potencial de crescimento e ajudar a empresa a se estruturar em seus processos e sua gestão, esse tipo de trabalho é desenvolvido com foco em um planejamento de médio e longo prazo. 

A empresa gestora do fundo de investimento traz o aporte de capital e know how, para que, quando o valor dos papéis dessa empresa subir, o lucro dos investidores seja obtido. 

O objetivo de longo prazo dos fundos Private Equity é consolidar as empresas no mercado até que estejam prontas para participar da Bolsa de Valores com a obtenção de lucratividade. Assim, o fundo sai do investimento (procedimento que no mercado financeiro é conhecido pelo termo exit), efetuando a venda da sua parte do negócio com ganhos altos.

Gestoras

As instituições gestoras são as responsáveis pela captação dos recursos financeiros, por meio de fundos de Private Equity. Após a montagem do fundo, investem na aquisição de uma participação acionária, seja ela minoritária ou majoritária, em empresas em desenvolvimento. 

Cada instituição gestora costuma operar com um fundo ativo por vez e desenvolverá diversos fundos ao longo de sua trajetória no mercado. Há diferentes perfis de gestoras.

Isso porque algumas dessas instituições se tornam especialistas, seja em setores específicos da economia, seja em um montante de capital e tamanho da companhias investidas. Outro critério de diferenciação das gestoras é a maturidade do  mercado de atuação. 

Uma prática comum das gestoras é a implementação de boas práticas nas empresas que recebem o investimento, de forma a melhorar  a governança corporativa, a eficiência operacional, e a profissionalização da companhia. Ocorre também uma ampliação da rede de contatos.

Investidores

Os investidores de Private Equity, que são conhecidos como cotistas, tem o seu dinheiro reunido no fundo de investimento. É feita a contratação de um gestor para cuidar do capital investido, com a finalidade de obter ganhos financeiros.

Quando falamos em fundo de investimento, devemos saber que se trata de um capital que pertence a uma grande quantidade de  investidores, que se juntam para para investir de forma coletiva.

Podemos fazer uma alusão entre um fundo de investimentos e um prédio habitacional. Imagine que o prédio seja o fundo de investimentos: cada morador será um investidor e vai ter a posse e o domínio do seu apartamento. Enquanto que a gestora do fundo é como se fosse o síndico do condomínio. 

Empresas

As  empresas que geralmente recebem recursos de Private Equity são aquelas que já estão em atuação no mercado. Entre os requisitos, as empresas devem apresentar um faturamento considerado atrativo, possuir clientes e possuir um porte médio.

Um dos pontos principais na análise dessas empresas é o seu potencial de crescimento com a injeção de recursos.

Prestadores de serviços

Uma companhia em expansão, como é o caso das empresas que recebem investimento dos fundos de Private Equity, precisam ampliar sua rede de colaboradores. E uma das formas de suprir essa demanda é por meio dos prestadores de serviço. 

É comum que a gestora efetue o que são conhecidos como contratos guarda-chuva, de forma a cobrir as necessidades de serviços e mão de obra que surgirem na empresa. 

Esse tipo de contrato é feito principalmente para prestadores de serviços como assessoria de imprensa, advocacia, contabilidade, head-hunters, entre outros.

Diferenças entre private equity e outros investimentos

private equity crescimento

Os fundos Private Equity tem um concorrente principal, que são os fundos Venture Capital. A diferença entre eles é o risco, uma vez que os fundos Private Equity apresentam um risco menor

Outro fundo que tem ganhado força no mercado é o Seed Capital. Continue a leitura e saiba quais são outras diferenças entre esses três fundos.

Private Equity

Como já dissemos, o Private Equity, é a opção de investimentos direcionada para companhias de médio porte, que possuam alto potencial de crescimento, e que já apresentem um mercado consolidado e um faturamento relevante.

O foco do Private Equity é trabalhar a consolidação e pré-mercado. Nessa modalidade, o investimento é aplicado com o objetivo de potencializar o crescimento das empresas, até que cheguem à bolsa de valores.

Venture Capital

Os investimentos de Venture Capital são direcionados para startups, empresas no início de suas operações, que acabaram de sair do papel. 

São empresas com um potencial de crescimento alto, mas que apresentam um maior risco por estarem apenas no começo de suas atividades.

Além de startups, o Venture Capital também tem seu capital aplicado em empresas de porte pequeno ou médio, que estejam com pouco desenvolvimento de mercado ou apostando em novos mercados, novos produtos. 

Sempre o que se observa para a efetivação do investimento é que, apesar do risco mais alto, a empresa precisa apresentar um potencial de crescimento alto.

Seed Capital

O Seed Capital, também conhecido no mercado como Capital Semente, é voltado principalmente para empresas que ainda nem saíram do papel, como um impulso para que o empresário dê seus primeiros passos.

Essas empresas ainda não possuem nenhuma expressividade no mercado, mas apresentam uma solução inovadora, com alto potencial de crescimento e de ganhos.  

As empresas em fase inicial podem optar pelo Seed Capital para receber investimentos nessa fase inicial do negócio. E para conseguir esse capital precisam apresentar um plano de negócios bem estruturado, para diminuir o receio dos investidores quanto aos riscos do negócio incipiente.

Quais são os riscos do private equity?

private equity gravata

O crescimento dos fundos de investimento Private Equity tem sido expressivo nos últimos anos. Mas avaliar apenas esse fator isoladamente não elimina os riscos dessa modalidade de investimento. 

É preciso ter atenção a eventos que são passíveis de acontecer em qualquer empresa, como a perda do controle da empresa, a separação dos sócios originais, ameaças externas ao empreendimento, entre outros fatores. 

Outra realidade que certamente representa riscos do Private Equity é a maior burocracia para a prestação de contas junto ao fundo investidor. E até mesmo o tempo necessário para o retorno do investimento inicial deverá ser avaliado pelos investidores como um possível risco.

Os fundos de Private Equity tem como característica integrar o investidor à empresa, de forma que o investidor fará parte do crescimento e da história do negócio. 

Se o investidor aceita correr alguns riscos para buscar ganhos futuros mais atrativos, esse tipo de investimento pode ser uma boa escolha.

E esse tipo de modalidade também pode ser a ideal pra você, como dono de uma empresa, se você aceita dividir a tomada de decisões do seu empreendimento, tendo como contrapartida o acréscimo de capital e a possibilidade de crescimento do negócio.  

Vantagens de receber investimento pelo private equity

private equity cofrinho

Para além do aporte de capital privado, receber investimento pelo Private Equity pode auxiliar companhia em variados pontos. Um deles é o auxílio na gestão do negócio, visto que o fundo pode agregar um grupo de gestores experientes que vão orientar a empresa investida a partir do início da parceria até o exit. 


Veja as principais vantagens:

Aumento dos recursos financeiros

Com a entrada de capital, a empresa ganha fôlego para ampliar suas atividades e investimentos, como em novas tecnologias, melhorias e métodos. O aumento dos recursos financeiros certamente favorece a sustentabilidade futura do negócio.

Possibilidade de novos mercados: 

Receber um investimento de Private Equity possibilita a abertura para novos mercados e favorece a diversificação do risco do negócio. 

Novas portas são abertas que a companhia consolide um relacionamento qualificado no seu mercado de atuação.

Maior competitividade:

Ao agregar recursos e conhecimentos, o investimento aumenta a competitividade do negócio. Em busca de sustentabilidade e de um crescimento acelerado, é feita uma transformação na companhia para torná-la competitiva. 

Com esse trabalho em torno de uma maior competitividade, a empresa investida estará pronta para enfrentar o mercado global.

Melhoria da credibilidade no mercado: 

Todo o trabalho desenvolvido na companhia após a injeção dos recursos do fundo Private Equity ocasionarão uma melhora da imagem da empresa frente ao mercado.

A profissionalização dos procedimentos da empresa, a maximização de valor com a entrada de gestores experientes, assim como o ganho de mercado e de competitividade, tem impacto significativo na melhoria da credibilidade no mercado. 

Como receber investimentos private equity?

private equity moedas

Em franca expansão, fundos de Private Equity estão a procura de  companhias como a sua: de porte médio, com mercado consolidado e com alto potencial de crescimento. Mas, para que seja bem sucedida, a relação entre fundo e empreendedor precisa ter interesses que estejam alinhados entre as partes.

Por isso, ao estudar a busca por esse tipo de investimento, questione-se com sinceridade se promover um grande crescimento da sua empresa é uma ambição que você carrega.

E também será necessário que esteja preparado para dividir o seu negócio com outros sócios. Quando um fundo de Private Equity passa a integrar a sua empresa como sócio, haverá igualdade entre as partes nas tomadas de decisão.

Decisão tomada, o próximo passo para receber investimentos Private Equity é apresentar provas de dados financeiros  da sua empresa e apresentar também indicadores de desempenho. Informações precisas sobre a produtividade e lucratividade, bem como o potencial de crescimento da empresa precisam ser destacadas.

É crucial manter todos os dados da empresa sistematizados e em dia, como balanço patrimonial, relatório de gastos, custos e despesas, fluxo de caixa, demonstrativo de resultado de exercícios, indicadores de desempenho, entre outros.

Antes de buscar um fundo de investimento, talvez seja necessário se preparar para tal, caso verifique que sua empresa ainda não está pronta.

Faça um profundo trabalho de análise do negócio: busque as melhores práticas para que sejam multiplicadas e elimine aquelas que representam pontos negativos para o seu empreendimento. 

É essencial avaliar e apresentar o valor do seu empreendimento. Além disso, os documentos e dados contábeis e financeiros também devem ser avaliados de forma precisa, de maneira que evite que a sua empresa dê um passo no momento inadequado. 

Saiba que contar com os serviços de profissionais de advocacia e de controladoria podem ser fundamentais para que sua empresa alcance os investidores no momento e da maneira correta para o bom desenvolvimento do processo.

Na Vangardi, sua empresa passa por um processo de seleção e análise de crédito da construtora e empreendimento. São analisados o histórico de atuação da empresa, como projetos passados e já concluídos; a saúde financeira, como documentos, registros e histórico no Serasa/SPC; e as referências de terceiros, para mensurar a reputação da empresa no mercado, frente a outras empresas, aos fornecedores, e, principalmente frente aos clientes e parceiros.  

Após a aprovação, a empresa pode abrir uma oferta pública personalizada e receberá recurso em conta em até dois dias após encerramento do processo de captação de investidores. 

Todo esse processo dura em média de 4 a 6 semanas. Se você representa uma construtora e está interessado em alavancar seu negócio, esta pode ser uma chance de alcançar milhares de investidores de todo o país para impulsionar seu empreendimento imobiliário.

Nesse momento, a Vangardi busca por construtoras que tenham comprovação de bom histórico de atuação; empreendimentos residenciais de médio ou alto padrão e que estejam em fase de execução inicial ou avançada; VGV acima de R$ 5.000.000,00; percentual de unidades já vendidas igual ou superior a 20% do VGV; e captações entre R$ 500.000,00 e R$ 2.000.000,00.

Conclusão

private equity dinheiro

O Private Equity, em resumo, é a modalidade de financiamento coletivo para a sua empresa que potencializará seu crescimento e sua rentabilidade. É uma excelente oportunidade para as companhias que têm a ambição de alcançar outros patamares e ingressar na Bolsa de Valores.

Como os fundos de Private Equity são os investimentos realizados em empresas já desenvolvidas, mas que precisam de dinheiro para sua expansão, ou para lançar novos produtos, existe uma maior aceitação para essa modalidade de investimento no mercado financeiro, devido ao menor risco. 

Se sua empresa apresenta bons resultados, abrir as portas um fundo Private Equity é um passo que vai transformar seu negócio em um empreendimento cada vez mais lucrativo, profissionalizado e com processos melhorados. 

Na Vangardi, acreditamos que os fundos de investimento Private Equity são essenciais para alavancar o desenvolvimento econômico do país. Agrega valor às companhias e tem como foco a eficiência, aumento da produtividade e da competitividade, gerando uma maior relevância para as empresas investidas.

Com base nessas informações, avalie se esse é o momento para a sua empresa abrir sua atividade para receber o investimento em Private Equity. A equipe da Vangardi é qualificada para te apresentar os detalhes de como você pode alavancar o crescimento da sua empresa por meio dessa modalidade de investimento de capital privado.

Estamos com um processo seletivo em andamento para novas emissoras de 2020/2021. Caso você passe no processo, poderá captar financiamento conosco! Entre em contato e conheça as possibilidades de captação de investimento disponíveis para o seu perfil de empreendimento.

Rolar para o topo