Plataforma de Financiamento: 5 Dicas para escolher a melhor

Você sabia que uma plataforma de financiamento pode ajudar empresas e pessoas a viabilizarem seus projetos?

Sabemos que todo empreendimento precisa de investimento, seja ele de qualquer tipo. E existem muitas opções para conseguir o dinheiro, independentemente do seu objetivo.

O papel de uma plataforma de financiamento é facilitar a entrega de dinheiro para quem necessita de investimento.

Se você tem interesse nesse assunto, continue a leitura do texto para entender como escolher a melhor plataforma de financiamento.

O que é uma plataforma de financiamento?

plataforma de financiamento assinatura

A plataforma de financiamento é aquela que realiza a intermediação entre a pessoa ou empresa que necessita de investimento e o investidor.

A Vangardi é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos para o setor imobiliário.

Ou seja, a plataforma de investimento coletivo é uma forma de investir diretamente no projeto através da internet e da economia compartilhada.

Através da Vangardi, o pequeno investidor consegue acessar investimentos que antes eram restritos a pessoas ou entidades que concentravam altas cifras e, assim, obtinham taxas de rentabilidade muito interessantes. Ao mesmo tempo, o empreendedor consegue se financiar a um custo de capital mais baixo e por meio de um processo ágil e desburocratizado.

Para que serve uma plataforma de financiamento?

plataforma de financiamento mesa

Uma plataforma de financiamento serve para facilitar o investimento em algo de seu interesse. Ou seja, ela facilita a entrega do dinheiro para a pessoa ou empresa que necessita desse aporte.

Como funciona uma plataforma de financiamento?

Hoje em dia existem diversas plataformas de financiamento. Através delas, os usuários podem interagir com o autor do negócio e escolher a quantia que desejam investir.

Normalmente, as plataformas seguem um padrão ou dinâmica do financiamento coletivo:

  • Escolher um produto, serviço ou negócio capaz de desenvolver algo palpável ou virtual;
  • Determinar um valor para que aquele projeto seja subsidiado e entre em ação;
  • Estipular um prazo limite para que a arrecadação aconteça, conhecido também como política de tudo ou nada. Caso não consiga o valor estipulado, todo valor arrecadado até o momento é devolvido;
  • Escolher o que o investidor irá receber em troca.

É importante dizer que as plataformas cobram uma taxa sobre o valor arrecadado, o que corresponde ao uso e divulgação do projeto no site da plataforma.

Como escolher a melhor plataforma de financiamento?

plataforma de financiamento escritorio

Para escolher a melhor plataforma de financiamento é importante levar alguns pontos em consideração. Veja a seguir quais são eles.

Verifique os tipos de arrecadação

É válido checar os tipos de arrecadação permitidos pela plataforma a fim de escolher uma solução que se adeque à sua proposta.

Elas podem ser pessoais (para financiar uma viagem ou uma festa, por exemplo), criativos (financiamento de livros, filmes e projetos culturais), ou de colaboração (campanhas de apoio para financiamento de cirurgias, tratamentos ou ONGs).

Compare as taxas

Você deve considerar esses valores na hora de decidir qual plataforma escolher e, principalmente, quando fizer o cálculo do que foi arrecadado.

A cobrança de taxas pode variar entre uma plataforma e outra, mas deve ser considerada na hora de escolher a solução ideal para a sua campanha de arrecadação. Algumas cobram por porcentagem, outras têm um valor fixo sobre cada doação.

Entenda os recursos da plataforma

Um ponto relevante é avaliar as facilidades que a plataforma oferece, como capacidade de personalização da proposta, facilidade para transferência do valor, ferramentas de compartilhamento, prazo para recebimento, entre outros detalhes.

Isso faz toda a diferença na hora de administrar a “vaquinha”, pois afeta tanto a capacidade de arrecadação como a facilidade na hora de utilizar o dinheiro.

Pesquise o histórico da plataforma

Você deve analisar o histórico da plataforma, averiguar outros projetos que já foram realizados por seu intermédio, para saber se vale a pena apostar na mesma.

Conheça a segurança da ferramenta

Uma boa plataforma de financiamento deve garantir não só a segurança dos valores depositados, como o sigilo das informações, evitando vazamento ou invasões. Isso porque todas as transações são feitas online.

Quanto mais seguro e confiável for a página e o aplicativo, mais tranquilidade o mutuante terá durante a campanha.

Saiba qual valor mínimo de investimento

É importante saber qual o valor mínimo de investimento permitido pela plataforma de financiamento para entender se ela se enquadra com o perfil do seu público alvo.

Como a plataforma de financiamento da Vangardi pode te ajudar?

plataforma de financiamento mao

A plataforma de financiamento da Vangardi é bastante simples e abrangente. Através dela você consegue promover o seu imóvel para investidores que tenham disponível a partir de R$ 1.000,00.

Além disso, há um impacto na disseminação de sua marca, ampliando seu ecossistema, bem como na atração de novos negócios.

A captação de investidores da Vangardi é feita da seguinte maneira:

Análise da emissora

  • Histórico / Track Record: analisamos os projetos passados e já concluídos, seus resultados e a experiência da empresa com projetos similares. São verificados os documentos da empresa, como Contrato Social, Certidões Negativas, entre outros.
  • Saúde Financeira: avaliamos todos os documentos e registros financeiros da empresa, como seu Balanço, o DRE, além de fazer consultas ao seu histórico no Serasa/SPC.
  • Referência de terceiros: buscamos mensurar qual a reputação da empresa no mercado.

Análise do projeto

  • Estudo de viabilidade econômica: avaliamos se o projeto é economicamente viável, considerando diferentes cenários de vendas e valores.
  • Estudo de mercado: utilizado para compreender seu real potencial de vendas.
  • Projeto arquitetônico: buscamos por empreendimentos modernos e inovadores, que sejam capazes de atrair compradores com facilidade.
  • Documentos e aprovação: toda a documentação do empreendimento passa por conferência:  desde o alvará para construção, registro de incorporação outros documentos relativos ao projeto e terreno, bem como os títulos de propriedade.

Análise do financiamento

  • Definição de garantias: avaliamos as possíveis garantias que a empresa e/ou sócios podem oferecer para acrescentá-las ao contrato de investimento.
  • Execução de garantias: trabalhamos para que o processo de financiamento coletivo ocorra com segurança, escolhendo empresas e projetos com alta propensão de sucesso. Porém, caso seja necessário executar uma garantia, tudo estará explicitamente elencado no contrato de investimento.
  • Definição dos juros: os juros a serem cobrados da emissora para remuneração dos investidores são calculados com base em nossos modelos matemáticos, que levam em conta o risco do projeto, o prazo, as taxas do mercado e a etapa em que o empreendimento se encontra.

Por que investir em um financiamento pela plataforma Vangardi?

plataforma de financiamento laptop

Como você pode compreender ao longo do texto, é fundamental compreender sobre a plataforma, as taxas, os impostos envolvidos, entre outros fatores para escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil.

Abaixo listamos cinco motivos para você investir em um financiamento pela plataforma Vangardi.

  1. Rentabilidade do investimento imobiliário

Um dos principais fatores que atraem investidores no equity crowdfunding são as possibilidade de retornos mais satisfatórios.

De fato, a rentabilidade acima da média é um grande diferencial da modalidade. Por exemplo, se levarmos em conta a Selic no patamar mais baixo da história, de 2%, a estimativa de rendimento da poupança fica em torno de 1,4% ao ano.

Por outro lado, no caso da Vangardi, o retorno varia de 11% a 15% ao ano.

  1. Plataforma de equity crowdfunding

Um ponto importante na hora de escolher a plataforma de equity crowdfunding é conhecer muito bem como ela realiza o processo de captação.

Isso porque o investidor precisa de transparência para conseguir seguir em frente na hora de investir. Então, procure saber questões que incluem:

  • Como é feita a análise de crédito da empresa que deseja captar;
  • Como é seu histórico de captação, se já obteve retornos interessantes para seus investidores;
  • Como é o propósito da plataforma, quais são suas pautas e objetivos.
  • Como está sua regulamentação nos órgãos responsáveis.
  1. Construtora envolvida no investimento

As plataformas de investimento coletivo imobiliário precisam ser transparentes com seus investidores. Sendo assim, alguns dos fatores que precisam estar em conformidade são:

  • O histórico da construtora;
  • Quem são os empreendedores que a comandam;
  • Como é o balanço da empresa;
  • Como está sua situação legal junto aos órgãos e entidades.
  1. Questões sobre o próprio empreendimento

Todas as questões que envolvem o empreendimento, como onde está localizado e em qual fase está, são importantes para os investidores.

Sendo assim, a Vangardi realiza todo o estudo de viabilidade, para oferecer o que há de melhor para que ambos, mutuário e mutuante, sejam favorecidos.

  1. Garantias de investimento

Todo investimento, seja ele imobiliário ou não, precisa oferecer contrapartidas ao investidor. E essas garantias variam conforme a modalidade de aplicação.

Conclusão

plataforma de financiamento calculadora

Agora que você já conhece mais sobre como funcionam as plataformas de financiamento, já sabe o que analisar na hora de escolher a que mais se adequa ao seu perfil.

Com a Vangardi você conseguirá contratar uma plataforma de financiamento coletivo que o ajude a alcançar o seu objetivo e que traga tranquilidade durante as transações. Além de oferecer um bom suporte se surgirem dúvidas ou dificuldades.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a nossa plataforma de financiamento.

Rolar para o topo